7 motivos para você terminar os estudos em 2022!

A princípio, no Brasil, terminar os estudos parece ser um privilégio para poucos, visto que, de acordo com matéria publicada no Correio Braziliense, com dados do IBGE, aproximadamente mais da metade da população acima dos 25 anos ainda não concluiu o ensino médio. E, embora os motivos pelos quais os alunos optam pela desistência, por vezes, acabam sendo alheios à sua vontade, ainda assim, esses números não deixam de ser espantosos.

Entretanto, com o advento da internet e com o auxílio de tecnologias voltadas para a educação, atualmente, terminar os estudos tornou- se uma tarefa muito mais simples.

O que é o ensino médio?

Antes de listarmos os motivos pelos quais é importante terminar os estudos ainda neste ano, precisamos explicar o conceito do ensino médio.

Basicamente, o segundo grau, abrange 3 anos letivos, tendo o objetivo de reforçar tudo o que já foi aprendido nas séries anteriores (ensino fundamental), bem como preparar o indivíduo para o mercado de trabalho. Dessa forma, essa etapa da educação básica se faz extremamente importante, dados os conhecimentos e qualificações concedidos aos alunos após sua conclusão.

Obrigatoriedade do ensino médio

Há alguns anos, a constituição brasileira não julgava o ensino médio obrigatório, embora a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — LDB, Lei nº 9.394/96, considerasse o incentivo ao término dessa etapa educacional um dever do estado.

Dessa forma, os pais só precisavam garantir que seus filhos concluíssem o ensino fundamental, não sendo necessário a continuação dos estudos a partir desse ponto.

Entretanto, a partir de abril de 2013, foi instaurada uma nova lei exigindo que as crianças ingressassem na pré-escola aos 4 anos, obrigadas a permanecerem estudando até os 17 anos, momento em que supostamente estariam finalizando o segundo grau.

Agora que você entendeu o conceito de ensino médio, além de ter aprendido sobre sua obrigatoriedade, veja alguns bons motivos para você voltar a estudar em 2022.

7 motivos para você terminar os estudos

Dessa forma, para você que sabe da importância de uma boa educação, que sente vontade de voltar a estudar e que só está precisando de um incentivo, listamos 7 motivos fundamentais que ajudarão você a voltar para escola ainda em 2022. Confira!

1. Satisfação pessoal

Ao se formar no ensino fundamental, e depois no ensino médio, é impossível não se sentir bem consigo mesmo. Isso porque, ao terminar os estudos, um sentimento de conquista e evolução acaba florescendo dentro de você, trazendo a certeza de um futuro mais promissor.

Além disso, muito provavelmente, esse pode ser um desejo dos seus familiares também, o que faz com que a sensação de dever cumprido seja ampliada ao compartilhar essa vitória com eles.

2. Aumentam suas chances de conseguir um emprego

Atualmente, o mercado de trabalho anda extremamente competitivo, ao passo que pessoas sem estudo, constantemente, acabam sendo deixadas de lado. De outra forma, aos olhos dos recrutadores, todos aqueles que não possuem uma boa educação, muito pouco poderão oferecer à empresa, o que não justificaria o investimento.

Em outras palavras, conhecimento e instrução significam maiores chances de contratação e, nesse sentido,  terminar os estudos se faz essencial, visto que você não vai querer ficar para trás em uma eventual entrevista de emprego.

3. Fazer um curso superior e trabalhar com o que você gosta

Trabalhar com o que se gosta é o objetivo de vida de muitas pessoas. Entretanto, nem todo mundo consegue transformar esse objetivo em realidade. Um dos principais motivos é a falta de estudos, uma vez que somente 17% da população brasileira tem ensino superior.

Dessa forma, caso você sonhe em ser um médico, um advogado, ou até mesmo um engenheiro, seu primeiro passo deve ser concluir o ensino fundamental/médio. Após isso, você estará apto a prestar vestibular em qualquer universidade do país, pronto para conquistar a profissão que mais lhe agrada.

4. Conquista de salários maiores e de cargos com mais relevância

Ao conseguir um emprego, é comum que, com o tempo, as pessoas busquem um aumento salarial. Contudo, tanto para conseguir um ajuste de salário, quanto para alcançar cargos mais elevados, é preciso conquistar competências e habilidades que somente um curso técnico ou superior poderão te proporcionar. Portanto, terminar os estudos e continuar investindo no seu aprendizado, são passos primordiais que precisam ser tomados e que certamente te ajudarão a crescer na carreira.

5. Estudo online

Se antigamente era preciso se dirigir até a escola para poder assistir às aulas, hoje em dia, não funciona mais assim. Isso porque muitas instituições educacionais já adotaram a educação à distância como método de ensino, fazendo com que diversos alunos — desde que com acesso à internet — consigam assistir às aulas diretamente do conforto de suas casas.

Além disso, todas essas escolas estão autorizadas a emitir o certificado de ensino fundamental e médio sob a tutela do MEC, com validade em todo o Brasil e em outros países.

6. Prestar concursos públicos

Certamente, quando falamos em estabilidade financeira, ser aprovado em um concurso público é um dos primeiros pensamentos que nos vem à mente. E não é para menos. Pessoas concursadas costumam construir carreiras sólidas em instituições públicas, muitas delas ganhando um salário muito alto.

Entretanto, terminar os estudos é requisito básico para que você possa se candidatar a qualquer vaga oferecida pelo estado, já que o diploma do ensino fundamental/médio se faz obrigatório.

Em outras palavras, caso você esteja pensando em se tornar um funcionário público, voltar a estudar em 2022 pode te deixar ainda mais perto do seu objetivo.

7. Carreira militar

Não é difícil encontrarmos jovens que sustentam o sonho de se tornarem policiais militares. Nesse sentido, a carreira militar se apresenta como uma boa opção para aqueles que gostam de adrenalina e pretendem contribuir com a segurança da sociedade.

Todavia, o policial militar, acima de tudo, é um funcionário público, e para tal, precisou ser aprovado no concurso. Dessa forma, conforme salientado no tópico acima, terminar os estudos é imprescindível nesse caso, considerando que a conclusão da educação básica é o requisito mínimo exigido.

Gostou do conteúdo? Aproveite e confira também o artigo: ensino à distância nos dias atuais, qual a importância?

Open chat
Atendimento EJA Brasil EAD