como-parar-procrastinar

Como parar de procrastinar

Procrastinar é o mesmo que preguiça?

Como superar a procrastinação

1º Etapa: reconhecer que você está procrastinando

2º Etapa: descobrir por que você está procrastinando

3º Etapa: adote estratégias anti-procrastinação

 

 

Alguma vez você já abriu a sua agenda e descobriu que havia muitas coisas pendentes? Nesse mesmo instante apareceram mais tarefas urgentes para você fazer imediatamente? Daí, então, você se xingou silenciosamente por não ter feito nada daquilo que estava previsto na sua rotina? Como isso aconteceu? O que deu errado? Por que você perdeu seu foco? Se isso soa familiar, saiba que você não é o único a procrastinar.

Nesse post, vamos mostrar como a procrastinação é uma armadilha na qual muitos de nós caímos. Continue a leitura para conhecer algumas estratégias para gerenciar e priorizar sua carga de tempo com mais eficácia.

 

Procrastinar é o mesmo que preguiça?

 

A procrastinação costuma ser confundida com preguiça, mas são muito diferentes. Ela é um processo ativo no qual você escolhe fazer outra coisa em vez da tarefa que  deveria fazer. Ou seja, a preguiça sugere apatia, inatividade e falta de vontade de agir.

Geralmente procrastinar envolve ignorar uma tarefa desagradável, mas provavelmente mais importante, em favor de uma que seja mais agradável ou mais fácil. Mas ceder a esse impulso pode ter consequências graves. Por exemplo, até mesmo episódios menores de procrastinar podem nos fazer sentir culpados ou envergonhados. Certamente isso pode levar à redução da produtividade e fazer com que deixemos de alcançar nossos objetivos.

Se procrastinarmos por um longo período de tempo, podemos ficar desmotivados e desiludidos com nosso trabalho, no entanto pode levar à depressão e até mesmo à perda do emprego, em casos extremos.

 

Como superar a procrastinação

 

Como acontece com a maioria dos hábitos, é possível superar a procrastinação. Siga as etapas abaixo para ajudá-lo a lidar com e prevenir a procrastinação:

 

1º Etapa: reconhecer que você está procrastinando

 

Antes de mais nada, você precisa identificar o que é prioridade. Você pode estar adiando uma tarefa porque teve que priorizar novamente sua carga de trabalho. Se você está atrasando brevemente uma tarefa importante por um motivo genuinamente bom, não está necessariamente procrastinando. No entanto, se você começar a adiar as coisas indefinidamente ou mudar o foco porque deseja evitar fazer algo, provavelmente o fará.

Você também pode estar procrastinando se:

  • Cumprir o seu dia com tarefas de baixa prioridade.
  • Deixar um item na sua lista de tarefas por muito tempo, mesmo que seja importante.
  • Ler os e-mails várias vezes sem tomar uma decisão sobre o que fazer com eles.
  • Começar uma tarefa de alta prioridade e depois sair para fazer um café.
  • Preencher o seu tempo com tarefas sem importância que outras pessoas lhe pedem para fazer, em vez de continuar com as tarefas importantes que já estão em sua lista.
  • Esperar estar de “bom humor” ou aguardar o “momento certo” para realizar uma tarefa.

 

2º Etapa: descobrir por que você está procrastinando

 

Você precisa entender os motivos pelos quais está procrastinando antes de começar a enfrentá-lo. Por exemplo, você está evitando uma tarefa específica porque a acha chata ou desagradável? Nesse caso, tome medidas para tirá-lo do caminho rapidamente, para que você possa se concentrar nos aspectos de seu trabalho que você acha mais agradáveis.

A má organização pode levar à procrastinar. Pessoas organizadas superam isso com sucesso porque usam listas de tarefas prioritárias e criam programações eficazes. Essas ferramentas ajudam você a organizar suas tarefas por prioridade e prazo. Mesmo se você for organizado, você ainda pode se sentir oprimido por uma tarefa. Talvez você tenha dúvidas sobre sua capacidade e esteja preocupado com o fracasso, então adia e busca conforto em fazer um trabalho que sabe que é capaz de completar.

 

3º Etapa: adote estratégias anti-procrastinação

 

Como qualquer hábito, a procrastinação só deixará de ser um hábito quando você evitar praticá-la, então tente o máximo possível das estratégias abaixo para ter a melhor chance possível de sucesso.

  • Perdoe-se por procrastinar no passado
  • Comprometa-se com a tarefa
  • Prometa a si mesmo uma recompensa
  • Minimize as distrações
  • Desligue seu e-mail e redes sociais e evite sentar-se perto de uma televisão enquanto trabalha!
  • Mantenha os materiais de estudo por perto

 

No caso dos estudos, deixe sempre o mais próximo possível os cadernos, livros e o computador que você usa para estudar. Mantenha todos os materiais devidamente organizados para serem usados sem dificuldade.

 

Agora você pode terminar os seus estudos pela internet com a EJA Brasil EaD. Não importa a sua idade e nem por quanto tempo você parou de estudar, acima de 18 anos de idade você pode voltar a estudar para concluir o Ensino Médio e o melhor: pela internet com flexibilidade de horários.

Com o EJA EaD Brasil você alcança sua certificação do Ensino Médio de forma simples e rápida: agora em até 1 ano e meio você pode terminar o Ensino Médio pela internet.

 

Conheça o método totalmente online de estudo para terminar os estudos da EJA Brasil EaD.

O EJA Brasil EaD é o programa de ensino popular número 1 do país, especialmente feito para quem precisa fazer supletivo 100% online urgentemente.

Entre em contato conosco e comece a estudar hoje mesmo.

Open chat
Atendimento EJA Brasil EAD